Ter um animal de estimação é um privilégio, não um capricho. Infelizmente, muitos ainda veem cão e gato como brinquedos, acessórios ou objetos que podem ser descartados quando a novidade passa, quando envelhecem, ou quando dão "muito trabalho". Essa mentalidade equivocada leva ao abandono, uma prática cruel e que causa imenso sofrimento.
Um pet é um ser vivo, com sentimentos, necessidades e uma capacidade imensa de amar. Eles sentem dor, medo, fome e solidão. Quando um animal é "jogado fora", ele não apenas perde seu lar e sua família, mas também é exposto a perigos extremos: fome, atropelamentos, doenças, maus-tratos de outros e o desespero de estar sozinho.
Abandonar um animal ou tratá-lo como algo descartável é um reflexo de irresponsabilidade e falta de empatia. Ele não merece ser trocado por um "modelo novo" quando fica velho, nem ser largado na rua porque cresceu mais do que o esperado ou porque a família vai viajar. Seu pet dedicou a vida a você; ele merece amor e cuidado até o fim.
Lembre-se: abandonar ou maltratar animais é crime no Brasil, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Pense nisso antes de decidir ter um pet e, principalmente, se cogitar a ideia de abandoná-lo. Seja a família que seu animal merece, por toda a vida.
Seu Pet Não é um Objeto: Um Chamado à Posse Responsável
Publicado em: 22/06/2025 20:34
Visualizações: 16
